14.8.17

Transcrição da Nova entrevista de Robert Pattinson para o LA Times.


Robert Pattinson, pianista sério, adorando Claire Denis, Jean-Luc Godard e outros favoritos do cinema mundial

Com o lançamento de “The Lost City of Z” e “Good Time,” 2017 deverá ser lembrado como o ano em que Robert Pattinson se tornou oficialmente o querido dos críticos.

Alguns podem alegar que a mudança começou em 2012, quando o ator britânico, ainda mais conhecido por criar corações agitadod nos filmes "Twilight", atraiu o seu desempenho de mudança de ritmo no "Cosmópolis" da casa de arte de David Cronenberg. Em seguida, Pattinson retomou com Cronenberg em "Maps to the Stars", fez mais trabalho de redefinição de carreira no thriller distópico de David Michôd "The Rover", e ganhou aplausos por suas aparições em filmes, incluindo "Queen of the Desert" de Werner Herzog e Anton Corbijn's "Life." 

Mas sua versatilidade nunca esteve em tal exibição deslumbrante como tem este ano, em primeiro lugar com o seu papel de apoio astutamente e subestimado como o explorador da Amazônia, Henry Costin, em "The Lost City Of Z "de James Gray. Ele seguiu isso com sua estrela deformada e desglamourosada como um assaltante de banco amador no thriller de Josh e Benny Safdie "Good Time", que abriu em teatros sexta-feira.


A acumulação constante de prestigiosos nomes do cinema mundial no currículo de Pattinson representa o cumprimento de um sonho que se enraizou durante a adolescência. Bem antes de "Twilight" enviou-o para a estratosfera da celebridade, Pattinson diz, ele era um fanático por filmes obsessivos com uma paixão especial para o cinema de arte francesa. Mesmo os críticos que foram lentos para apreciar o talento do ator (culpado como acusado) gostariam de aprovar o seu gosto, que o guiou em direção a favoritos tão diferente como Jean-Luc Godard, Leos caras, Claire Denis e Herzog.

Este mês, Pattinson está indo para a Polônia para começar a filmar o filme ficção-cientifica e aventura "High Life", o primeiro projeto de língua inglesa dirigida por Denis, cujos filmes ele começou a assistir avidamente como um adolescente. Outros projetos próximos de Pattinson incluem "Damsel", um período velho oeste coestrelando Mia Wasikowska e dirigido por David e Nathan Zellner ("Kumiko, o caçador de tesouros"), e "The Souvenir", um mistério romântico de duas partes  da diretora britânica Joanna Hogg.

Você sempre foi um amante de cinema?

"Eu amava filmes antes de pensar remotamente em ser ator. Eu basicamente me aproximei da minha carreira, pelo menos durante os primeiros 10 anos, ao tentar recriar a minha prateleira de DVD quando eu tinha 17 anos.

Diga-me o que tinha naquela prateleira de DVD.

Você pode literalmente olhar para a minha página do IMDb e ver. James Gray era uma constante. Claire Denis. [Werner] Herzog. Essas são pessoas que eu acabei de riscar da lista. Havia um monte de [Jean-Luc] Godard.

Há alguns títulos que o inspiraram particularmente?

"“Prénom: Carmen” (First Name: Carmen) de Godard foi um enorme para mim em termos de tom e desempenho. Eu amo as mudanças de gênero, e penso apenas nisso para começar como uma espécie de farsa e, em seguida, para se desenvolver em uma das histórias de relacionamento mais comovente, histórias de amor não correspondidas, que eu já vi - isso realmente é eliminado.

Claire Denis "material branco" foi um dos grandes. Eu amo "No Fear, No Die". também. Adoro muitas coisas da Claire Denis. E Leos Carax  também, especialmente Les Amants du Pont-Neuf" (The Lovers on the Bridge).

Há algo sobre esses cineastas. Eu não posso pensar em uma palavra melhor do que "singular", mas eles apenas são  únicos. Quero dizer, eu gosto de um monte de filmes de língua inglesa dos anos 70, que todo mundo gosta, mas entre os filmes mais recentes, por algum motivo, um monte de filmes franceses - eles são mais operísticos. Eles não têm medo de ser emocionalmente lírico. Eu gosto disso.

Você deve estar animado para trabalhar com Claire Denis em "High Life".

Com certeza. Começo a filmar no domingo. Eu estou voando até lá, finalmente, depois de três anos. Estou muito curiosa para ver como isso vai acabar. O guião é muito ambicioso, para dizer o mínimo.

Quem são alguns dos seus cineastas favoritos mais antigos?

Recentemente estive vendo um monte de Ken Russell. Adoro os filmes dele. Eu estava assistindo "The Devils" no outro dia. Há uma espécie de linha conectando todos esses filmes, mas eu nunca posso realmente descobrir o que é. Muitas delas são é baseadas em desempenhos; Todos esses diretores têm uma performance incrível. Oliver Reed em "The Devils" é irreal. Que poderia literalmente jogar agora e que ainda seria subversivo.

 Você trabalhou com alguns cineastas fantásticos nos últimos anos, incluindo David Cronenberg, David Michôd e agora os irmãos Safdie.

Tive um pouco de sorte. Eu tinha trabalhado com alguns grandes diretores antes disso, mas eles tendiam a ir e vir entre filmes pessoais e mais filmes comerciais. Com muitos dos diretores  posteriores, seus filmes são um tipo de pessoal. Mas depois Cronenberg e "Cosmopolis", que simplesmente surgiram do nada - com David Michôd, lembro-me de ver o trailer de "Animal Kingdom" antes de ser lançado, e era apenas um teaser fenomenal. Eu só fui atrás dele então e o conheci por muito tempo, talvez um ano e meio, antes de "The Rover" surgiu.

Eu gosto do sentimento de descoberta e encontrar alguém que é realmente, realmente faminto e tem muito a provar. É excitante ver a progressão dos Safdies. Scott Rudin e Martin Scorsese estão produzindo seu próximo filme [o Thriller "Uncut Gems"].

Você tem esperado o Festival de Cannes, muitas vezes nos últimos anos. Você tem a chance de ver outros filmes quando você está lá?

Este ano eu vi “You Were Never Really Here. Foi ótimo. Ela é outra pessoa que tem estado na minha lista desde sempre. Mas, em geral, é sempre um pouco engraçado ir ver outros filmes quando você tem um filme estreando lá. Eu adoraria em algum momento estar em um júri. Todo mundo é sempre como, "é como um aborrecimento vendo três filmes por dia", mas isso é tipo de coisa que eu faço de qualquer maneira.

Há algum filme do ano passado ou próximo que você gostou especial?

Eu amei o “Embrace of the Serpent,” o filme de Ciro Guerra. e eu amei “Mon Roi” (My King), o filme Maïwenn. Eu os achei ótimos.

Eu amo que você disse isso. Eu me lembro de “My King” foi ridicularizado em Cannes.

Todos odiavam “My King”?

Eu não diria todo mundo. Quero dizer, não posso falar por todos os meus irmãos críticos, mas...

Realmente? Que loucura! Eu absolutamente amo esse filme. Eu pensei que era tão comovente.

 Maïwenn é alguém com quem você quer trabalhar no futuro?

Sim, com certeza. Esse foi um dos melhores filmes do ano para mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário