22.7.18

entrevista IndieWire: Robert Pattinson um olhar masculino, interpreta um psicopata e o status de seus muitos filmes Arthouse.


O ator disse ao IndieWire que ele não sabia exatamente com o que estava se metendo com o Oeste excêntrico dos irmãos Zellner, mas isso é algo que ele faz nos dias de hoje.

Quando Robert Pattinson recebeu pela primeira vez o roteiro de “Damsel”, de David e Nathan Zellners, um oeste peculiar e invertido no qual vários pretendentes tontos por amor a uma mulher desinteressada em seus avanços, ele passou. "Parecia uma daquelas coisas que nunca vai ser financiada, então não se registrou", ele disse.

Algumas semanas depois, ele foi ver “Kumiko, o Caçador de Tesouros” nos cinemas, sem perceber que ele vinha do mesmo casal diretor. Ele ligou para seu agente, ansioso para encontrar quem estava por trás disso.

"Ele era como, sim, acabou de ser oferecido a  você um papel para o novo filme e você não se encontrou com eles", lembrou Pattinson. Ele circulou de volta em “Damsel”, que o vê entrando em um terreno estranho para um ator cuja propensão para papéis com cara de pedra evoluiu da franquia “Crepúsculo” para o trabalho dirigido por autores como “Cosmopolis” de David Cronenberg e “Good Time” dos irmãos Safdie. Como Samuel Alabaster, o pioneiro tolo e excessivamente confiante, ansioso para resgatar Penelope (Mia Wasichowska) de seus supostos raptores, mesmo que ela não queira a ajuda, Pattinson se viu na posição improvável de um papel cômico.


Isso era algo que ele não esperava quando se inscreveu, em parte pelo  melancólico “Kumiko” - no qual uma japonesa, acreditando que o enredo de “Fargo” é real, se perde em Nebraska - tinha uma sensação totalmente diferente. “'Kumiko' é um dos filmes mais estranhos de todos os tempos”, disse Pattinson. “Para ter um filme tão estranho e torná-lo coerente e meio tocante, a estética dele é realmente elegante e também legal - eles tinham muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Conectar isso com o roteiro de "Donzela" me deixou realmente em campo. "

Quando ele leu “Damsel”, ele disse, “não leu necessariamente como uma comédia direta, apenas pareceu muito estranho”. Ainda tentando entender como classificar o filme após a produção, ele voltou à cinematografia de Zellner. e assistiu “Kid-Thing”, sua história sombria e lírica de uma jovem que ouve uma voz no poço. Ao contrário de “Kumiko”, o primeiro projeto dos Zellners com um orçamento maior, “Kid-Thing” transmite seu humor incisivo e impassível em termos mais claros. Ele reconheceu que, embora "Kumiko" tivesse uma sensação "imponente", os outros filmes dos cineastas de Austin eram "mais desorganizados".

Ainda assim, "Damsel" não sinaliza uma nova fase da carreira de Pattinson no estúdio rom-coms. Enquanto Samuel comanda o primeiro ato do filme, sua obsessão em encontrar a garota de seus sonhos exigia que o ator o interpretasse. "O cara é completamente psicótico", disse Pattinson. “Ele nunca fez nada mais nefasto do que pessoas chatas, mas sua capacidade de ilusão é meio assustadora. Ele não é um idiota desastrado. Suas ações são muito premeditadas. Ele é profundamente louco. Eu estava me aproximando assim.

Em um momento de destaque do filme, Samuel faz uma música inteira no violão que ele escreveu para Penelope. Procurando por uma maneira de categorizar o filme que ele estava fazendo, ele esperava fazer a equipe rir. "Houve cenas em que ninguém estava rindo", disse ele. “Eu estava tentando obter uma reação das pessoas. Com essa música, finalmente vi a operadora sorrir e foi o maior alívio. ”

Ele admitiu sentir-se inseguro sobre como o projeto poderia gelificar em forma completa. A história encontra Samuel e um pregador atrapalhado chamado Parson (David Zellner) tropeçando no deserto até que eles se deparam com Penelope, e então o contexto do filme muda em uma direção completamente inesperada. "No meio da filmagem, perdi completamente o enredo e não tinha ideia do que estava acontecendo", disse ele. A estréia de Sundance trouxe-lhe uma medida de alívio. "Estou sempre surpreso quando algo faz sentido", disse ele. "Acontece que alguém estava no controle."

"Damsel" evolui de uma desconstrução dos oestes masculinos para uma narrativa feminista que tem potência adicional na era #MeToo, embora o movimento tenha surgido muito depois do filme ter sido encerrado.


"Eu sempre achei interessante ele que está transformando uma história de amor não correspondida em sua cabeça", disse Pattinson. “Normalmente é apresentado como uma coisa muito trágica. Mas se você é objeto de amor não correspondido, na verdade é realmente irritante, especialmente quando a pessoa simplesmente se recusa a parar. Eu acho que homens e mulheres são ambos culpados disso. ”
No entanto, o ator disse que não estava usando nenhum barômetro para representação ou correção política ao escolher seus projetos. "Eu não gosto de arquétipos em filmes", disse ele. "Eu acho que eles são chatos." Ele está cansado de ver "um fluxo de histórias típicas com o olhar masculino", mas alertou contra "apenas ter um monte desses filmes onde eles trocam o personagem masculino por um personagem feminino".

Ele explicou: “Eu realmente não sei qual seria o objetivo disso. Eu sempre procuro scripts onde todos os personagens são multifacetados e originais. Estou procurando algo novo mais do que qualquer outra coisa. Eu não quero encontrar algo que apenas reforce minha visão de mundo. ”

Sua carreira pós-Crepúsculo faz o backup dessa avaliação. Nos últimos seis anos, ele surgiu em uma série de projetos não ortodoxos, nenhum dos quais tem muito em comum: dois filmes de Cronenberg, o não-ortodoxo pós-apocalíptico oeste The Rover, de David Michod,Queen of the Desert, de Werner Herzog, Brady Corbet. "The Childhood OF A Leader", a aventura na selva de James Grey, "The Lost City Of Z", e "Good Time", dos Safdies.Ele interpretou andarilhos, simplórios, criminosos e Playboys. E o homem de 32 anos está apenas começando.

Ainda este ano, ele aparecerá em "High Life", de Claire Denis, uma odisseia artística que marca o projeto mais ambicioso do diretor francês e seu primeiro empreendimento no mundo da ficção científica. "Eu vi um corte brusco no outro dia e acho ótimo, tão bizarro", disse ele. "Estou muito curioso como as pessoas vão ver isso."

Ainda este ano, ele aparecerá em "High Life", de Claire Denis, uma odisseia artística que marca o projeto mais ambicioso do diretor francês e seu primeiro empreendimento no mundo da ficção científica. "Eu vi um corte brusco no outro dia e acho ótimo, tão bizarro", disse ele. "Estou muito curioso como as pessoas vão ver isso."

Ele também terminou a produção de “The Lighthouse”, seguindo Robert Eggers para seu conto de terror da Nova Inglaterra “The Witch”. Filmado em 16mm preto e branco na Nova Escócia para substituir o Maine, a história gira em torno de um começo do século XX. farol do século onde transpire estranhos eventos. "Foi muito difícil", disse Pattinson. "Eu nunca passei tanto tempo debaixo de chuva na minha vida, cena após cena após cena, apenas encharcada depois de dois meses." Ele se sentiu vingado por algumas das primeiras imagens processadas que viu. "Eu acho que vai ser muito louco", disse ele. "Eu só vi alguns momentos, mas parece um filme de Buster Keaton."

Em algumas semanas, ele vai para o Reino Unido, se reunindo com David Michod para sua produção mais recente. Depois, há os projetos em andamento que ele espera se unir. Entre eles, "Idol's Eye", de Olivier Assayas, um enorme drama policial dito para co-estrelar Sylvester Stallone, mas o projeto está sendo publicado há mais de dois anos.

"A cada seis meses, parece que reaparecerá", disse ele. “Eu vi Olivier falando sobre isso no outro dia. É apenas uma daquelas coisas caras. Mas é um ótimo roteiro - um verdadeiro épico, com 180 páginas. ”


Ele espera trabalhar com Joanna Hogg, diretora do Reino Unido, na segunda metade de sua odisséia em duas partes, “The Souvenir”, depois do primeiro semestre do ano. "Esse é um projeto muito, muito ambicioso", disse Pattinson. "Espero ver a primeira parte daqui a algumas semanas."

E ele quer trabalhar com seu amigo Antonio Campos, parte do coletivo Borderline Films, pela primeira vez em “The Devil All the Time.”. Ele disse que o projeto, um drama do pós-guerra que dura várias décadas, pediu que ele interprete "outro personagem psicopata". Ele riu. "Eu pareço gostar de interpretar eles", disse ele.

Fonte  | Robcecadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário